A busca pela ampliação do atendimento à escolarização da população jovem e adulta se vincula às conquistas legais referendadas pela Constituição Federal de 1988 e pela LDBEN 9394/96 na qual a Educação de Jovens e Adultos passa a ser reconhecida como modalidade específica, estabelecendo-se o direito à educação gratuita para todos os indivíduos, inclusive aos que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Porém há de se ressaltar que a criação dessa modalidade de ensino, também é decorrente de questões econômicas, sociais e culturais da sociedade a qual impõe como condição necessária a escolarização dessa parcela da população, oferecendo o acesso ao saber historicamente produzido como instrumento de fortalecimento e exercício de cidadania.

Em Dois Vizinhos o atendimento a essa demanda foi institucionalizado com a Resolução nº 774/96 de 22 de fevereiro de 1996, com a criação do Centro de Estudos Supletivos de Dois Vizinhos (CES), iniciando suas atividades no dia 24 de março de 1996 à Avenida Presidente Kennedy, 810 com a presença de representes dos Núcleos Regionais de Educação de Dois Vizinhos, Pato Branco e Francisco Beltrão e autoridades locais. Neste período sob a direção da Professora Maria Elisa Wasileski e diretora auxiliar Hisako Yamamoto a escola atendia nos períodos matutino, vespertino e noturno com o Ensino Fundamental e Médio e com a coordenação de exames supletivos.

No ano de 1997, houve a mudança de endereço, para um espaço mais amplo sito a Avenida Presidente Kennedy 747, o que foi regularizado através da resolução nº 774/96. Em 1998 o Centro de Estudos Supletivos (CES), passou a denominar-se Centro de Educação Aberta Continuada à Distância (CEAD) pela Resolução nº 312/98, do Diário Oficial do Paraná do dia 11/09/98 e também a mudança de prédio da Avenida Presidente Kennedy 747, para a rua Paraná, 1133, através da Resolução 2244/98.

No ano de 2000 de acordo com a Resolução 456/99 do Diário Oficial do Paraná 05/01/00, o CEAD passou a denominar-se Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). Neste mesmo ano também houve a mudança de Direção assumindo o cargo a Professora Emiko Kakizaki e Diretora Auxiliar Claudete Fátima M. da Rosa.

Já no ano de 2001 com as eleições para diretor, assumiu o cargo o Professor Dirsio Ferreira da Silva e Diretora Auxiliar Claudete Fátima M. da Rosa, cujo mandato durou até final de 2003. Em janeiro de 2004, por indicação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), e através do Núcleo Regional de Educação foram indicadas para assumir a Direção do CEEBJA a Professora Zelci A. Bocca e Ivanete Casagrande na função de diretora auxiliar.

    No ano de 2006 assumiu a Direção a Professora Ilvanir Salete Fonini cujo mandato durou até o ano de 2011.

Atualmente, sob a direção da Professoara Rosa Maria Carlotto Piva, juntamente com a Equipe Pedagógica composta pela Professora Pedagoga Wiviane Benini e Vanilda Gagliotto a escola localiza-se a Travessa Maria Piana, 264, Centro Sul, atendendo nos horários: matutino vespertino e noturno, tendo um quadro de profissionais aptos para realizar o atendimento de acordo com a necessidade dos alunos matriculados.

A Escola oferece o Ensino Fundamental Fase II e o Ensino Médio, buscando a melhoria de qualidade de ensino, promovendo discussões, encontros e estudos. A escola também conta com a contribuição da AFAP (Associação de Funcionários, Alunos e Professores), cujo trabalho possibilita a criação de canais de participação entre a comunidade e escola, além de enriquecer e colaborar na gestão do ensino.

Também realiza os exames supletivos regulamentados pela Lei LDB 9394/96 e Conselho Estadual de Educação (CEE), coordenado pelo DEJA. Faz parte também da estrutura deste Centro os Postos Avançados do CEEBJA (PAC’s), os quais ofertam no período noturno o Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio em alguns municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos.

História do Projeto

Nessa seção você pode descrever a história do projeto e explicar as razões de sua criação. É conveniente mencionar os marcos importantes e as pessoas de honra que participam.